domingo, 15 de outubro de 2017

Opinião: Jardins da Lua (Steven Erikson)


O Jardins da Lua é  o primeiro volume da saga Malazan Book of the Fallen, que eu já tinha vontade de ler até antes deste primeiro volume ter sido traduzido. 

Já não me lembro a última vez que levei tanto tempo para ler um livro. Não foi porque não esta motivada a ler, antes pelo contrário,  mas sim devido à dificuldade que tive em compreender o que se estava a passar.

Vou comparar Jardins da Lua com Guerra dos Tronos, em ambos os livros temos diversos personagens com pontos de vista que narram uma guerra que está a decorrer. Em Guerra dos Tronos conhecemos os personagens antes de a guerra começar. Vemos as motivações de cada um deles e compreendemos a sua posição. E já não são livros fáceis de compreender.
Em Jardins da Lua a guerra já começou há algum tempo. Não temos uma apresentação dos personagens, nem das razões para as quais levaram aquele ponto da história. Admito que cheguei a pesquisar se este era mesmo o primeiro livro da saga, porque deu-me a sensação que existia um livro anterior.

Como se não fosse suficiente a ação já ter começado, o mundo é muito complexo. A magia também não é apresentada. Não é como em Harry Potter em que nós vamos descobrindo a magia à medida que o protagonista também a descobre. Aqui os personagens já são especialista em usar os poderes dos labirintos. Acrescentando a isto a constante intervenção dos deuses.

Após ter comparado este livros a duas das sagas que mais gosto, posso referir que achei este livro é o inicio de uma saga diferente de tudo o que já. As personagens que nós nos importamos não são nobres que comandam exércitos, mas sim os soldados desses exércitos. O sistema de magia é original. O mundo bem construído e complexo.

Aguardo que os outros volumes da saga sejam publicados em breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário