domingo, 21 de janeiro de 2018

Top 100 Livros de Ficção-cientifica e Fantasia (NPR) - Os livros que já li

Ao ver nos canais no youtube da Mariana Pereira e da Raquel, So Happy with books um desafio para 2018 que consistia em ler livros do Top 100 Livros de Ficção-cientifica e Fantasia da NPR (podem consultar a lista aqui), não podia deixar de participar.
#101livrosffc

Como ponto de partida irei falar sobre os livros que já li desta lista.

1. O Senhor dos Anéis (J.R.R. Tolkien)

Talvez a saga de fantasia mais famosa de sempre. Li entre 2012 e 2013 e, apesar de reconhecer o seu valor, não é a minha saga de fantasia favorita. Por favor não me interpretem mal, eu gostei bastante de ler a obra de Tolkien. Acho que alguns alunos conseguiram ultrapassar o mestre.

5. As Crónicas e Gelo e Fogo (George R.R. Martin)

Sem espanto os livros do momento fazem parte desta lista. Comecei a ler a saga em 2012, mas só vou acabar lá para o ano 2100, quando o tio George se decidir a acabar de escreve-la. Não posso dizer que é a minha saga de fantasia favorita porque ainda não sei como acaba, mas suspeito que virá a ser.

13. A Quinta dos Animais (George Orwell)

 Li este pequeno livro em 2017 e adorei. Podem ler a minha opinião aqui. Para mim é um livro genial para quem não gosta muitos de livros de FC e Fantasia, mas quer participar no desafio. 

16. A Crónica do Regicida (Patrick Rothfuss)

Foi sem surpresa que encontrei esta saga na lista. Li os dois livros que já saíram desta saga em 2016. 
Os livros são enormes, mas fiquei triste quando acabei o segundo livro e fiquei a saber que teria de esperar para ler o terceiro. Aqui dou-vos boas razões para começarem a ler esta saga. 
Também li, em 2017, um livro que não faz parte da trilogia original mas relaciona-se com esta. Podem ler a minha opinião aqui. Eu não costumo ler estes livros extras, mas por causa de gostar tanto da saga e querer  matar saudades abri um exceção.
No ano 2100, quando já tiver saído o ultimo livro desta trilogia e As Crónicas e Gelo e Fogo também já tiverem sido terminadas, eu escolho a minha saga de fantasia favorita.

43. Mistborn  (Brandon Sanderson)

Outra saga que eu amei e não me surpreendi de encontra-la na lista. Li a primeira trilogia (que é, por enquanto, a única traduzida no nosso país) e tenho muita curiosidade para continuar a ler. Aliás, eu acho que quero ler tudo deste autor que já escrever bastantes livros. (Podem ler a opinião dos livros da trilogia aqui, aqui e aqui).

67. The Sword of Shannara Trilogy (Terry Brooks)

Pode parecer estranho, mas desta trilogia eu apenas li, em 2016, o segundo livro As Pedras Élficas de Shannara. Ao contrário do que acontece com a grande maioria das sagas em que todos os livros funcionam como uma só história, nesta trilogia cada livro pode ser lido como um livro individual. A razão pela quando eu só li o segundo foi porque este foi adaptado numa série (que eu não vi, nem faço intenções de ver) e como tal é o mais famosa da saga e assim foi aquele que me emprestaram.
Não desgostei do livro, mas também não o adorei. Apesar de ser fã de fantasia, as histórias que se baseiam nas raças de Tolkien chateia-me um pouco.

69. The Farseer Trilogy (Robin Hobb)

Em Português o nome da trilogia foi traduzido para A saga do Assassino. Li a saga em 2015 e gostei muito. Não é uma saga muito violenta, apesar de pelo título em Português dar essa ideia. Também encontrei muitas parecenças com As Cronicas de Gelo e Fogo, mas não me vou alongar muito pois acho que estas semelhanças merecem um texto só para si. De referir que o primeiro livro da trilogia é de 1995, enquanto o primeiro livro de George RR Martin é de 1996. Por terem datas de lançamento tão próximas concluo que as semelhanças são apenas coincidência.

73. The Legend Of Drizzt Series (R. A. Salvatore)

O autor R. A. Salvatore escreveu várias trilogias dentro deste universo e eu li a Trilogia do Elfo Negro. Li sem dar muito valor aos livros por duas razões: primeiro porque os livros foram  baratos e segundo porque os livros são baseados num jogo. O meu preconceito mostrou-se infundado e os livros são bastante bons, aliás prova disso é fazerem parte deste Top. Podem ler a minha opinião aqui.

81. Malazan Book of the Fallen (Steven Erikson)

Desta saga apenas li o primeiro livro o ano passado. É uma saga épica e muito original. Gostei bastante apesar de não ter compreendido muito bem o que estava a acontecer. Segundo várias opiniões que li é normal e acontece com a maioria dos leitores, e é a partir do segundo livro que os leitores começam a apreciar a saga. Por esta razão tenho muita vontade de lê-lo e quem sabe não seja uma leitura de 2018. Na opinião que escrevi aqui explico melhor por que razão esta saga é tão difícil de se compreender numa primeira leitura. 

Neste momento, no início de 2018 estes foram os livros que já li da lista. Irei escrever outro texto com os livros que gostaria de ler (que são muitos) e espero que no fim deste ano a lista esteja bem maior.

Sem comentários:

Enviar um comentário