domingo, 28 de janeiro de 2018

Opinião: O Estranho Caso do Dr. Jekyll e do Sr. Hyde (Robert Louis Stevenson)



O Furta-Defuntos

Uma história muito cura, mas que me deixou curiosa. Há uma rivalidade entre dois homens e os outros que assistiram a esse confronto começam a inventar histórias sobre a razão dessa rivalidade. Uma dessas histórias diz que os dois homens foram estudantes de medicina e viram-se envolvidos num esquema de um dos professores.
O fim da história era para assustar, mas não senti medo nenhum. Talvez por ter sido escrito noutra época em que os leitores se assustavam com mais facilidade. 

Olalla

Olalla é um conto passado em Espanha, onde o narrador vai recuperar-se na casa de uma família que em tempos foi muito importante, mas perdeu a sua influência. Consegui perceber o que estava a acontecer naquela família, mas acho que não era muito óbvio, pelo que pode surpreender alguns leitores.

O Estranho Caso do Dr. Jekyll e do Sr. Hyde

A maior e mais famosa narrativa presente neste volume. Aqui seguimos a visão de um advogado que começa a estranhar algumas ausências do seu amigo Dr. Jekyll, bem como o testamento em que beneficia um homem (o Sr. Hyde) que é o género de pessoa que não interessa a ninguém.
A mensagem do autor é muito clara: o Bem e o Mal são duas forças opostas que estão em conflito e que alimente o Mal vai fazer destruir o Bem. 
Pensei que fosse uma história com mais ação, talvez por causa de já conhecer o personagem de outras histórias (como a série Once Upon a Time ou o filme Liga dos Cavalheiros Extraordinários), mas é muito calmo, seguindo apenas a visão do advogado.

Sem comentários:

Enviar um comentário