segunda-feira, 20 de março de 2017

Opinião: Ausente na Primavera (Mary Westmacott)


Se há autora que eu li imensos livros, essa autora é a Agatha Christie. Não tenho todos os seus livros, mas já não deve faltar muito. Não considero os policiais sejam o meu género literário, já que não costumo gostar muito de livros com perseguições, tiros, impressões digitais e coisas do parecidas. O que diferencia os livros da autora de outros policiais é que o crime é resolvido com uso à observação dos suspeitos.

Apesar de ao falar de Agatha Christie, a nossa mente lembrar-se logo dos policiais, Ausente na Primavera não é um policial (até foi usado um pseudónimo). É um livro sobre uma mulher que considera ter uma vida perfeita e que todos os seus amigos e conhecidos têm uma vida triste. Ao ficar vários dias sozinha no deserto à espera do comboio, começa a pensar em toda a sua vida. Enquanto leitora, ao longo das páginas fui percebendo das ilusões que a protagonista criou sobre si mesma e sobre a sua família. Não me foi difícil chegar à conclusão do que realmente acontecera na vida dela.

No geral achei um bom livro. Deixou-me com vontade de ler sempre mais um pouco. O fim do livro esta na linha estreita entre o brilhantismo e a desilusão. Percebo porque acabou assim e foi corajoso. Por outro lado, tinha imaginado que fosse diferente.

Sem comentários:

Enviar um comentário